A circulação vertical pode ser apenas uma das funções de uma escada. Sempre ocupando um tamanho razoável, esse elemento pode servir para trazer alguns outros usos ao ser pensado de forma mais integrada com todo o espaço, brindando espaços de estar, depósito e também um maior apelo estético. Por isso, reunimos algumas ideias de como ocupar as áreas ao redor de uma escada em diferentes projetos: da escala do lar à industrial.
Arquibancadas
Em arquiteturas de programa público, as escadas demonstram o movimento do corpo ao redor do espaço, mas também podem se tornar um espaço de estar. Pensando na máxima "ver e ser visto", uma zona de descanso ou uma plateia, podem ser realizadas ao aproveitar o desenho da escada para trazer uma arquibancada ao ambiente e gerar um local de encontro com múltiplos usos no edifício.
Até mesmo na escala residencial é possível pensar em intercalar diferentes materiais ou desenhos para gerar níveis mais espaçados entre si que permitem outros usos e trazem um diferente apelo estético.
Home Office
Com o trabalho se tornando cada vez mais flexível, um espaço para conseguir se concentrar no lar nem sempre é fácil de ser criado. Aproveitar a área sob a escada pode ser uma alternativa, já que ela pode trazer uma sensação de isolamento do entorno ao redor e te ajudar a focar no que é necessário.
Mobiliários desenhados
Aproveitar o desnível entre os degraus, o desenho de corrimãos ou guarda-corpos para trazer diferentes usos também é uma alternativa muito bem-vinda. As possibilidades são infinitas e é possível criar estantes, nichos, bancadas, pequenas bibliotecas ou, até mesmo, lugares para pendurar diferentes objetos.
Paisagismo
No momento de trazer mais verde para os interiores, o espaço embaixo da escada, pendurado em seus corrimãos ou por toda sua composição, incluindo os degraus, pode ser uma opção. Caso seu interesse seja esse, não deixe de ver mais referências aqui.